Energia Solar: Um mercado gerando novos empregos

Com preços mais baixos, a energia solar fotovoltaica dominou o último leilão de dezembro de 2017. E todos os projetos devem entrar em operação e começar a fornecer energia no início de 2021.

E serão gerados 574 megawatts (MW) de energia limpa produzida pelo sol e que irão trazer alívio aos consumidores e ao sistema elétrico brasileiro que vem sofrendo com a inflação energética.

E as boas notícias não param por ai, com esses novos projetos a população é quem ganha, pois com as gigantescas obras que demandam para saírem do papel e necessitam de mão de obra diretos e indiretos.

De acordo com estimativas oficiais do setor solar, para cada megawatt de energia solar novo instalado, cerca de 20 a 30 novos postos de trabalhos são criados.

Essas novas usinas então irão gerar entre 11 mil ou mais empregos antes mesmo de estarem funcionando.

E os profissionais que são necessários para esses projetos são: os projetistas, técnicos elétricos e instaladores, com níveis de graduação que vão da engenharia a técnica.

E para não deixar passar essa oportunidade de recolocação é necessário que os interessados façam cursos de capacitação para se trabalhar com a tecnologia fotovoltaica.

A maior parte dessas novas usinas serão construídas na região Nordeste do Brasil, cerca de 86%, já que é a região com maior radiação solar.  E o restante será construída na região Sudeste.

Além dessas usinas que serão construídas, muitos consumidores já apostam nessa nova forma de geração de energia também estão contribuindo para a geração de empregos em todo Brasil.

Só em 2017, foram criados cerca de 1º mil novos sistemas de energia solar instalados em todo o país, que mesmo em escala bem menor ainda requerem profissionais para o dimensionamento, elaboração e instalação dos sistemas de micro e minigeração.

De acordo com Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) até o fim de 2024, serão milhares de novos empregos gerados pela energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =