4 EPIs que são essenciais para todos os profissionais da limpeza

Quando pensamos no uso de EPIs sempre imaginamos que o funcionário irá desempenhar uma atividade perigosa. E que estão relacionadas ao trabalho braçal pesado ou que envolva equipamentos cortantes e grandes alturas.

Contudo pensar em atividade perigosa é bem relativo. Os serviços de limpeza também apresentam seus perigos se realizados de forma inadequada.

Já que estamos falando de profissionais de limpeza é importante atentar a equipamentos adequados devido ao constante contato com diversos produtos químicos e perigos biológicos, partículas de pó, detritos de lixo em geral.

Além disso, esses profissionais estão expostos a riscos como pequenas alturas, pisos molhados que podem resultar em acidentes com fraturas e outras lesões.

Devido à esses riscos, é essencial que os profissionais de limpeza estejam sempre equipados com equipamentos de segurança individual (EPI) adequados para a execução de suas atividades com segurança e sem oferecer danos à saúde.

Neste artigo separamos quatro EPIs que são indicados para profissionais da limpeza. Confira a seguir:

  1. Óculos e máscaras de proteção

Os óculos de proteção também conhecidos como óculos de segurança de ampla visão, servem para prevenir e proteger os olhos do trabalhador de possíveis acidentes e lesões. Além de evitar respingos de produtos químicos que iriam direto aos olhos.

Os óculos de proteção são diferentes para cada trabalhador, e determinados de acordo com a proteção que oferecem ao risco do funcionário.

Outro item de proteção facial é a máscara de proteção, que cobre o rosto todo e é também utilizado para manipulação de produtos químicos em geral. Para limpeza de particulados (partículas muito finas de sólidos ou líquidos suspensos no ar), o trabalhador ainda deve utilizar um respirador purificador de ar.

  1. Aventais e uniformes impermeáveis

Os aventais e os uniformes impermeáveis (macacões), são utilizados para proteger contra a chuva, a umidade, e produtos químicos.

É necessário verificar sempre a resistência para cada material na sua confecção para que possibilite a movimentação do trabalhador sem risco de rasgar o EPI.

Procure sempre por produtos com Certificado de Aprovação (CA).

  1. Luvas de proteção

Existem luvas com diversos materiais e para cada tipo de produto de limpeza que será manuseado. As luvas de látex, servem para manipulação de agentes biológicos e são ideias em situações de umidade. Já as luvas de nitrílicas protegem as mãos e os punhos contra agentes químicos (solventes, tintas) e também biológicos, como vírus. A luva de PVC, protege e permite a manipulação de óleo, graxa, e solvente.

  1. Botas de proteção

Os calçados de segurança são equipamentos obrigatórios durante o período de trabalho. Já as botas de PVC, são utilizadas durante lavagens de piso, pois diminuem o risco de derrapagens.

Os equipamentos de segurança são essenciais e é dever do empregador oferecer os EPIs gratuitamente a seus funcionários. Caso o serviço de limpeza seja terceirizado, é importante que a empresa contratante certifique-se que a prestadora de serviço tenha uma pessoa encarregada para garantir a segurança dos trabalhadores, oferecendo os equipamentos adequados e controlando a necessidade de manutenção de equipamentos de segurança e maquinário.

De acordo com a norma regulamentadora 6 (NR-6) que trata sobre equipamentos de proteção individual a EPI, é de responsabilidade do empregador adquirir os EPIs adequados, exigir e orientar quanto ao seu uso.

Vale lembrar que mesmo se a culpa seja do colaborador, a empresa sofrerá com os acidentes de qualquer forma. Por isso, a importância de conscientizar constantemente com vistorias e se necessário punições pelo não uso do equipamento.

É dever também do contratante verificar previamente se a empresa terceirizada disponibiliza EPIs para seus trabalhadores, evitando assim problemas futuros e fornecendo boa imagem para seus clientes e colaboradores.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =